Foto: Charles Guerra (Diário)/
Um guarda municipal ficou ferido após uma confusão no Pronto-Atendimento Municipal, o PA do Patronato, no início da tarde desta segunda-feira. O fato ocorreu por volta das 14h. Segundo testemunhas que estavam no local aguardando por atendimento, um jovem, de 18 anos, teria chegado com um ferimento na cabeça e foi encaminhado, pela equipe, para a sala de procedimentos.
Polícia investiga estupro de idosa em Santiago
Minutos depois, um adolescente de 14 anos e um jovem de 19 chegaram até o PA e entraram na sala junto com o paciente ferido, alegando serem acompanhantes. De acordo com Santo Alciomar Cordeiro, assessor de Fiscalização e Operações da Guarda Municipal de Santa Maria, dois agentes do órgão estavam trabalhando no momento do fato. Eles pediram aos acompanhantes para que um deles se retirasse, já que a orientação é de que apenas uma pessoa acompanhe cada paciente, e, revoltados com o pedido, os dois teriam atacado um dos guardas municipais com um soco, atingindo e cortando o supercílio.
Polícia apreende droga em veículo na RSC-287 em Santa Maria
- Esse cidadão chegou com um machucado na cabeça e estava saindo muito sangue. Passaram ele à frente devido à urgência e, logo depois, chegou a dupla para acompanhar esse jovem que chegou sozinho. Os guardas foram falar com os guris para avisar eles, mas eles se revoltaram, não aceitaram e deram um soco no olho do colega. Mas, quando eles estavam sendo retirados do PA, quebraram o vidro da porta externa com socos e coices - explicou.
Conforme relato de um dos agentes que estavam no PA no momento da confusão, a dupla fugiu a pé em direção à Vila Lídia, no Bairro Noal, região centro-oeste da cidade. Uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (BOE) foi acionada e, por volta das 15h, localizou o jovem e o adolescente escondidos atrás de um arbusto, debaixo de uma árvore, em um terreno de uma casa na Rua Verde. Com eles, foi encontrada uma faca.
Os dois foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). O agente da Guarda Municipal que ficou ferido passou por atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), no Bairro Perpétuo Socorro. Ele deve ser ouvido pela Polícia Civil ainda nesta segunda-feira. Até as 17h, o boletim de ocorrência ainda não havia sido registrado na DPPA.
De acordo com a secretária de Saúde Liliane Mello Duarte, o jovem de 18 anos chegou com ferimentos no braço esquerdo e na cabeça, foi atendido e passou por exames. Ele foi liberado por volta das 17h.